Share Button

IoT definitivamente veio para fazer parte das nossas vidas. Como grande surpresa que descobri o IFTTT.org, uma ferramenta que permite automatizar coisas. Se você pensa que é difícil dá uma olhadinha lá.

Para melhor entender o que o IFTTT permite fazer é possível dizer que basta você eleger um dos serviços que já existe, em geral algo que gere um evento e em seguida indicar o que ele deve fazer na ocorrência deste evento.

Instalando o aplicativo do IFTTT da “play store”, irá permitir criar os eventos na plataforma e enviar para a aplicativo no celular recebendo por PUSH a mensagem de ocorrência do evento.

Está disponível uma lista de coisas que são possíveis automatizar, desde coisas mais simples como lembrar de “tomar água”, até atividades mais complexas como monitorar os emails e avisar quando chega um novo em sua caixa postal – um dos inúmeros recursos disponíveis.

Até aqui, tudo de graça – não paga nada – mesmo.

A idéia é bem simples:

a) escolhe a origem do evento – o IF That;
b) indica o que fazer quando o evento ocorre – o TT “Then This”;

Uma das funcionalidade que tenho utilizado é desligar a irrigação do jardim quando há previsão de chuva, ou seja, integra a leitura do tempo com a automação da irrigação utilizando um MQTT para receber as mensagens de desativar a irrigação gerenciada pelo Raspberry – Economia de água e energia elétrica.

Vai lá, e vai se surpreender com a quantidade de eventos disponíveis.

Aproveite e torne seu tempo um aliado.

Share Button

Em dezembro de 2017 separei um notebook que não estava mais usando e tomei o caminho de instalar um linux para avaliar o quando seria possível viver sem Windows e sem uma máquina virtual (rsrs).
Como todos sabem, a principal ferramenta de trabalho que utilizo é o Delphi – então o desafio ficou imenso – já que sem uma máquina virtual e sem o windows é impossível utilizar o Delphi. Usando outro framework para substituir o Delphi não iria proporcionar emoção – então descartado frameworks na mesma linha.
Primeiro ponto, o que usar para desenvolver aplicativos ? Como bom delpheiro JAVA não estava nos meus planos, queria algo mais novo.

Primeira parada – se atualizar
Desktop, WEB, Mobile – são opções de plataforma de trabalho. Estacionei no item WEB, vamos procurar o que temos para explorar aí.
Já havia utilizado o Angular-JS a alguns anos para implementar algumas coisas, então vamos nos atualizar no que há de mais novo de Angular – Angular 5 (logo no início do ano veio o 6), tudo novo – esquece o Angular-JS – agora é Typescript.
Typescript é uma implementação feito utilizando como base o javascript – você escreve Typescript e o compilador gera código javascript para ser utilizada no Browser – nem tudo precisa iniciar do zero – legal.

No AngularIO, novas ferramentas de geração e compilação vieram no pacote:

  • o NG (a ferramento do AngularIO) agora gera compilações para serem publicadas no servidor do SITE
  • compila para teste local na máquina com um mecanismo de “Hot Load” muito eficiente – ficou muito bom
  • é muito produtivo para criação de páginas dinâmicas
  • com uso de NodeJS é possível escrever servidores para publicar serviços (ex: busca em banco de dados)

Ferramentas
Para trabalhar com AngularIO, não é preciso ter um windows rodando – Assim como no windows, no linux temos disponível o VS – Virtual Code Studio da MS que faz o trabalho com perfeição, primeira etapa concluída – já é possível seguir o trabalho diário sem Windows.

Preparação de Infra-estrutura
Primeiro passo a resolver é fazer a integração do código Typescript para consumir os serviços de REST em produção escritos em DELPHI. Para isto utilizei o ODataBr (parte do pacote MVCBr – vários artigos aqui no blog – MVCBr).

  • Criado uma camada base de comunicação com o servidor – a parte de http, autenticação, tradução de protocolo, tratamento de “Future” ou respostas assíncronas
  • Criado camada de comandos com classe que tenham regrar de tratamento do protocolo OData
  • Criado camada de classes de acesso aos serviços do servidor utilizados pela aplicação

Produtos com AngularIO

  • Criado um Dashboard para os aplicativos Delphi que estavam em fase de produção para lançamento em 2018
  • Treinamento de equipe para desenvolvimento em AngularIO
  • Implementação da plataforma NcConstruir – com portal de interação do logista com a plataforma – ver: Nc Construir
  • Implementado uma experiência de venda de produto por Mobile rodando em WebView;

Segunda parada – Google Firebase
…. próximo

Share Button

Para visualizar efeito de Zebra em uma lista de dados com “Directive” no Angular5 para mostrar cores alternadas.

Exemplo:

Zebra Demo
<div matZebra index="0">
      Text value 1
</div>

<div matZebra index="1">
  Text value 2
</div>

<div *ngFor="let item of rows; let idx = index">
   <div matZebra [index]="idx" oddColor="lightcyan" evenColor="lightgray">
     {{item.t}}
   </div>
  </div>

  

Código: ZebraDirective