Category Archives: FireDAC

6 meses sem Windows – Minha experiência

Share Button

Em dezembro de 2017 separei um notebook que não estava mais usando e tomei o caminho de instalar um linux para avaliar o quando seria possível viver sem Windows e sem uma máquina virtual (rsrs). Como todos sabem, a principal ferramenta de trabalho que utilizo é o Delphi – então o desafio ficou imenso –… Read More »

ODataBr – Implementações para a versão 2.0

Share Button

A versão 2 do ODataBr (antigo MVCBrODataServer) recebeu novos recursos de melhoria de performance e outros de funcionalidades como segue. 1. Melhorias – algumas propriedades do FireDAC foram alteradas visando a melhoria de performace – alterações de propriedades; 2. Correções – Foi feito correção para tabelas JOIN exemplo: http://localhost:8080/OData/OData.svc/cliente(1)/vendas no exemplo é feito um JOIN… Read More »

FireDAC – Executando Query em Paralelo – MultiThreading

Share Button

Executar um “select” em paralelo na verdade é bem simples, mas complexo se não deter algumas informações elementares sobre o tratamento que o FireDAC dá ao isolamento de conexão. Basicamente o processo se dá pelo isolamento da “connection” ao fazer a chamada no banco de dados, talvez aí o maior problema já que é necessário… Read More »

Firebird3 SQL com acesso através do protocolo OData via RESTful

Share Button

Nestes primeiros meses de 2017, o grupo MVCBr dedicou a maior parte do tempo em implementar um servidor OData que permite o acesso a base de dados utilizando protocolo RESTful via HTTP. FIREBIRD !!! Sim….. o servidor OData  implementado no MVCBr é um servidor que expõe recursos (resources) armazenados em um servidor FIREBIRD 3.0 Simplificando,… Read More »

TODataDatasetAdapter – Um adaptador OData para Dataset

Share Button

O componente TODataDatasetAdapter é um construtor associado ao Dataset convertendo o JSON enviado pelo servidor em um DATASET navegável no formulário. Vejamos suas propriedades.  Onde: Builder: ligação para o TODataBuilder; Datasert: ligação para um TFDMemTable (aka. TClientDataset !!!); ResponseJSON: ligação com o TIdHTTPRestClient; ResponseType: no momento só aceita texto plano sem compactação – pureJSON; RootElement:  caminho… Read More »

MVCBr – Controle de Transação com MVCBrServer / OData

Share Button

O protocolo OData não trata sobre o controle de transação do banco de dados. Esta é na verdade um decisão do server que implementação será feita. Como o OData nasce em um ambiente noSQL com forte presença é fácil imaginar que o controle de transação é uma preocupação mais presente no legado e menos presente… Read More »

MVCBr – Method PUT para enviar UPDATE com protocolo OData

Share Button

A execução de um UPDATE no banco de dados envolve duas categorias de informações. A primeira delas é uma lista de colunas a atualizar no servidor, na segunda parte de importância é a indicação de quais linhas serão envolvidas na atualização (a WHERE). Com base na especificação OData para RESTful, o METHOD PUT indica que… Read More »

MVCBr Usando OData para DELETE de registros.

Share Button

O texto anterior mostrei um exemplo de como enviar um INSERT para o servidor usando o METHOD POST padrão RESTful utilizado no MVCBrServer. Agora vamos olhar como enviar comando DELETE (METHOD DELETE) para o servidor e excluir um linha na tabela. Há duas possibilidade para excluir registros de uma tabela na estrutura do servidor MVCBrServer.… Read More »

MVCBr – Enviando um “INSERT” para o servidor com OData

Share Button

Tomando emprestado do padrão RESTful, para enviar um INSERT para o banco de dados com o protocolo OData é preciso formatar uma mensagem com METHOD POST e enviar no BODY da mensagem o JSON correspondente aos dados das colunas a serem inseridas no banco de dados.     No exemplo, o METHOD POST enviou uma… Read More »

Delphi – Criando uma interface Plugin (Parte 1)

Share Button

Introdução Tomando emprestado o WIKI “plugin” é um componente computacional que adiciona recursos a um programa existente. Quando um programa suporta “plugins” ele permite ser customizado para responder a necessidades não previstas no projeto original. Uma interface de “plugin” deve prever a possibilidade de um conjunto de código ou janela permitir ser inserida em partes do… Read More »